18 set Floram convida a população para decidir o futuro da Lagoa do Peri
A Superintendência da Fundação Municipal do Meio Ambiente convida a população de Florianópolis para participar de uma consulta pública sobre o projeto de transformar o Parque da Lagoa do Peri em domínio público. Assim, a Floram criaria um conselho consultivo que garantiria a proteção do manancial e a preservação do patrimônio cultural e natural da Lagoa do Peri.
Segundo o biólogo da Floram, Danilo Funke, a área de terra firme do parque mede 15.1 quilômetros quadrados. “Deste total, apenas 0,19% é de domínio público. O restante é propriedade particular”, afirmou. Funke comentou que para adequar o parque ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, de acordo com a Lei Federal 9985/200, é necessário desapropriar toda a área privada.
Para isso é de fundamental importância a criação de um conselho consultivo para participar na elaboração do projeto de regularização fundiária que será encaminhado ao governo federal. Funke salientou que se o projeto for aprovado a verba para as indenizações vem de um órgão federal. Todas estas questões vão ser debatidas às 19h desta quarta-feira no auditório do Parque Municipal da Lagoa do Peri, localizado na rodovia Francisco Tomaz dos Santos, 3150 (SC- 406) logo após o Morro das Pedras, no Sul da Ilha.
(Colombo de Souza, PMF, 17/09/2007)