18 set Museu do Lixo em Florianópolis comemora 4 anos de atividades
O Museu do Lixo da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) completa quatro anos de implantação no próximo dia 25 de setembro.
O museu é visitado anualmente por cerca de 3,6 mil pessoas, na maioria estudantes da rede pública de Florianópolis. A programação faz parte das atividades de educação ambiental da Comcap, empresa de economia mista, controlada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.
O Museu do Lixo nasceu de um sonho de mais de 10 anos de um grupo de empregados da Comcap. Com a implantação do CTReS na área do antigo lixão e a desativação da esteira de triagem, em 2000, materiais considerados curiosos pelos garis passaram a ser depositados no local. Em 2003, o então gerente da Divisão de Destino Final, Gilberto de Souza, destacou o empregado Valdinei Marques para começar a montar e organizar o acervo.
Ainda que com recursos e materiais precários, Marques coordenou a criação do Museu do Lixo e sempre agregou ao mesmo a função de espaço para educação ambiental. Desde o início, no local eram confeccionados brinquedos com materiais reciclados para serem apresentados às crianças visitantes.
(Portal da Ilha, 17/09/2007)