09 mar Obras do elevado Rita Maria ganham ritmo acelerado
Mudanças. A partir de sábado, avenida Paulo Fontes será reaberta e ruas do entorno também terão alterações
Florianópolis. No próximo sábado, logo após o Carnaval, motoristas terão se adaptar as mudanças no trânsito, que ocorrerão na região central da Capital. A principal delas será a reabertura da avenida Paulo Fontes, fechada para o trânsito de carros desde outubro de 2009. De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, as alterações são necessárias em virtude das obras do elevado Rita Maria, que a partir desta quinta-feira, ganham um ritmo mais acelerado.
A s obras do elevado do Rita Maria, que tem previsão de estarem concluídas em 18 meses, não é considerada uma das mais complexas, na opinião do secretário de Obras, Américo Medeiros. Para ele, o problema maior é sua localização. “A região com intenso trânsito de veículos é o principal agravante. Os próprios motoristas diminuem a velocidade ao se deparar com as obras. Portanto, já são esperados alguns transtornos”, adianta o secretário. De acordo com o projeto, a obra consiste em viaduto elevado em duas pistas, com comprimento total de 390 metros e largura de oito metros.
Atualmente 40 homens trabalham na construção do elevado. Segundo Medeiros, por enquanto não existe a necessidade que os trabalhos se estendam aos fins de semana. “Se houver necessidade, no futuro, podemos tocar as obras a noite ou nos finais de semana, mas por enquanto não”, observa. Nesta semana homens trabalham na fundação e travação das estacas.
Paulo Fontes reabre
No próximo sábado, a avenida Paulo Fontes será reaberta para o trânsito de veículos. De acordo com o IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) do sentido Centro – Sul da Ilha, a avenida terá uma pista exclusiva para ônibus e as outras duas para carros. No sentido contrário, uma pista para o trânsito de veículos. Com a abertura da Paulo Fontes, outras vias do entorno também terão alterações.
O superintendente do Ipuf, Átila Rocha, observa que a avenida Paulo Fontes permanecerá aberta até que comecem as obras de revitalização do Largo do Mercado Público. Conforme a previsão do Ipuf, o edital para escolha da empresa responsável pela execução da obra deve ser lançado em maio, e em agosto as obras devem começar. “O que está pendente é a cessão do terreno, que pertence a União”, lembra Rocha. “Já apresentamos o projeto para SPU (Secretaria do Patrimônio da União) que a princípio entende a importância da obra e sua viabilidade. Estamos aguardando o parecer oficial”, disse o superintendente. Com a reabertura da Paulo Fontes, a rua Hoepcke também terá alterações. Acompanhe no mapa.
(Mônica Amanda Foltran, ND, 04/03/2011)