10 set Uma prévia para a temporada de verão
Se o tempo colaborar, os três dias do feriadão de 7 de Setembro, que começa hoje, promete ser um termômetro da próxima temporada de verão. Hoteleiros catarinenses estão otimistas quanto à ocupação de seus estabelecimentos. O Hotel Cambirela, em Florianópolis, estará com 100% de lotação nos seus cem apartamentos. Já o Hotel Ilha da Madeira, em Balneário Camboriú, contabiliza 70% de ocupação entre os 186 apartamentos disponíveis, mas este número ainda pode ser elevado com turistas sem reservas.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-SC) acredita que o feriado de 7 de Setembro deve se manter como nos demais feriados em que a taxa de ocupação ultrapassou os 50%.
Os municípios já estão preparados para receber milhares de turistas. Balneário Camboriú aposta no feriado em Curitiba para absorver mais turistas neste final de semana. “Neste segundo semestre, 7 de Setembro é o feriado de inverno mais movimento da cidade. Mas esse crescimento vai depender do clima”, diz o secretário de Turismo e Comércio de Balneário Camboriú, Osmar de Souza Nunes Filho.
No Litoral Norte, São Francisco do Sul conta com um diferencial. O município está sediando a 27ª etapa do Campeonato Mundial de Surfe. Com a movimentação de surfistas e amantes do esporte, a cidade espera dobrar o número de turistas que geralmente visitam a cidade nesta época do ano. “Desde ontem, quando iniciou a competição, observamos um grande aumento no número de pessoas pelas ruas, restaurantes e pontos turísticos. Nesse ponto, os turistas gastam bem mais do que os veranistas”, afirma o secretário de Turismo, Jorge Cevinski. No Sul do Estado, as atenções devem se voltar para Laguna, com destaque para o Farol de Santa Marta.
Pacotes aéreos também estão movimentando o setor de turismo neste feriadão. A agência de viagens CVCs, em Florianópolis, comemora a venda dos pacotes turísticos. Os destinos mais procurados pelos catarinenses neste feriado estão sendo as cidades do Nordeste, Buenos Aires e Santiago. Uma promoção vem resultando em grande procura.
(A Notícia, 07/09/2007)