17 fev Moradores defendem duplicação da SC 405
Paralisada há dois anos, a construção da terceira pista na SC-405 virou polêmica no Sul da Ilha. Para os moradores, investir em apenas uma pista a mais – conforme prevê o manifesto do Estado – não é suficiente para acabar com os congestionamentos da região. A única saída, segundo eles, seria duplicar a rodovia.
Há duas semanas, a diretoria do Conselho Comunitário Fazenda Rio Tavares deu início a uma campanha para pedir que o projeto da terceira pista seja substituído pelo de duplicação.
– A terceira pista está ultrapassada porque o caminho ao Sul é congestionado a qualquer hora, em qualquer sentido – explica o presidente do conselho, Vanderlei Farias.
A campanha conta com outdoors, adesivos em ônibus e distribuição panfletos. Todo o material faz divulgação de telefones e e-mails do governo e do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) para ajudar na pressão.
A ideia dos manifestantes é duplicar exatamente o mesmo trecho previsto no projeto atual, que compreende cerca de 4,5 quilômetros, entre o elevado da Seta – que está em fase final de construção – até o trevo do Rio Tavares, no Posto Galo – onde a prefeitura planeja construir outro elevado.
Segundo Farias, a largura em que ficaria a via, com uma terceira pista, seria suficiente para uma duplicação, já que o projeto também prevê acostamento e calçadas.
Por meio da assessoria de imprensa, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) afirma que, no momento, não é possível alterar o que está previsto em contrato – o que mantém os planos de construir apenas uma terceira pista.
Justamente pelo fato de a obra já estar licitada e com empresa executora escolhida, o contrato precisa ser cumprido até o final, afirma o Deinfra.
(SÂMIA FRANTZ, DC, 17/02/2011)