10 fev Começam segunda-feira obras do Elevado Rita Maria no centro de Florianópolis
A abertura da avenida Paulo Fontes só deve acontecer após 15 dias do início do serviço. Outras ruas também terão alterações no trânsito
O secretário de governo, José Nilton Alexandre, confirmou, na tarde de ontem, a informação de que a avenida Paulo Fontes será reaberta para viabilizar o trânsito na região devido à obra do Elevado Rita Maria, que está prevista para começar na próxima segunda-feira. Diversas reuniões estão acontecendo desde a semana passada entre representantes do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), engenheiros da Sulcatarinense, empresa que realizará o serviço, membros da Secretaria Municipal de Obras e o vice-prefeito da Capital, João Batista Nunes, para definir um plano viário durante a execução da obra.
Alexandre antecipa algumas mudanças que acontecerão com a abertura da Paulo Fontes. “Pretendemos abrir duas pistas ao lado do Terminal e uma no sentido centro/Beira-Mar Norte. Além disso, muita coisa vai mudar no entorno, mas estamos discutindo e temos de 15 a 20 dias ainda para definir. Nos primeiros dias de obra, não será preciso alterar o trânsito”, salienta.
O secretario municipal de obras, Luiz Américo Medeiros, ainda acrescenta que, até sexta-feira, um desenho do plano viário deve ser entregue ao prefeito municipal Dário Elias Berger para aprovação. “Os técnicos do IPUF farão o mapa da primeira alteração e vamos apresentar ao prefeito para que entre em funcionamento daqui 15 dias. Nós ainda pretendemos fechar provisoriamente o estacionamento no lado direito da rua Francisco Tolentino para melhorar o trânsito”, diz.
O que muda com o elevado
Com investimento de R$ 8,1 milhões, o elevado terá oito metros de largura, 390 metros de extensão, capacidade para 50 mil veículos por dia e previsão de conclusão em 18 meses.
Com a obra, os motoristas que chegarem a Ilha, pela ponte Pedro Ivo Campos, passarão por cima do elevado, em mão única, para acessar diretamente a avenida Beira-mar Norte. A expectativa é amenizar os engarrafamentos em um dos principais gargalos do trânsito da Capital, ao lado do terminal rodoviário Rita Maria.
A Prefeitura de Florianópolis reforça que, após a conclusão do serviço, a intenção é manter a avenida Paulo Fontes fechada. Para isto está sendo elaborado o projeto arquitetônico do Largo do Mercado Público.
(Por Emanuelle Gomes, ND, 09/02/2011)