04 fev Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo
Será realizada entre os dias 28 e 30 de março próximos, a 5ª edição da FISTUR – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento é uma realização da ABRESI – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo e nas suas quatro edições anteriores promoveu a difusão do conhecimento, capacitação profissional, geração de negócios e promoção do trade turístico.
Nestes quatro anos, mais de 450 fornecedores trouxeram uma variada gama de produtos, serviços e novas tecnologias para um público superior a 56.000 visitantes, composto por profissionais do setor, sócios, proprietários e compradores de estabelecimentos da Gastronomia, Hotelaria e Turismo, além de estudantes da área interessados na ampliação do conhecimento, visando a preparação para o novo momento da atividade do Turismo Nacional.
A FISTUR tem, como principal diferencial, a característica de ser a única feira organizada e realizada pelas entidades patronais e civis do setor, reunindo através da ABRESI e CNTur, mais de 120 entidades. Vale destacar que tais entidades não têm fins lucrativos, outro grande diferencial na formação de custos e na oferta de condições especiais para a participação dos expositores.
A necessidade do desenvolvimento de programas que promovam, de forma efetiva, a integração dos fornecedores da indústria do turismo com as empresas consumidoras associadas a ABRESI e CNTur é o que move a engrenagem da FISTUR – Feira Internacional de Produtos e Serviços Para Gastronomia, Hotelaria e Turismo.
Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo
Chegando à sua 24ª edição, o CIHAT (Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo) é um dos principais e mais tradicionais eventos acadêmicos-científicos do setor de turismo no Brasil e será reliazado paralelamente à FISTUR.
O Congresso tem como objetivo a discussão de temas da atualidade do Turismo no mundo, tais como novas perspectivas e papeis das agência de viagem, o atual estágio da hotelaria no Brasil e no mundo, a gastronomia integrada ao Turismo, a formação e a capacitação de mão-de-obra qualificada por meio de abordagem academicamente suportadas e a capacitação de docentes, além da questão da sustentabilidade e preocupação com a preservação do meio-ambiente.
As sessões plenárias têm o caráter de Fórum de Debates e apresentam, ao final, uma pauta de sugestões com os resultados obtidos, como sugestões para a elaboração das Conclusões do CIHAT – Carta de São Paulo. Cada tema será conduzido por um âncora da mesa do Congresso. Já nas Câmaras Técnicas serão apresentados trabalhos de natureza teórico-prática, destinados a profissionais e empresários que atuam em áreas específicas de toda a cadeia produtiva do Turismo.
Objetivos do CIHAT
Sugerir e debater temas de relevância relacionados com os atuais cenários do Turismo nacional e internacional, com a participação de 55 nações representadas por autoridades de cada país, promovendo debates de impacto no cenário da economia e do turismo mundial.