Abastecimento de água nas regiões mais altas deve ser normalizado apenas nesta quarta

Abastecimento de água nas regiões mais altas deve ser normalizado apenas nesta quarta

Entupimento na rede captação prejudicou vazão de água durante o final de semana.

As fortes chuvas, que atingem a região metropolitana da Grande Florianópolis, na semana passada, causaram problemas, também, no abastecimento de água. Um entupimento na rede de captação no Manancial de Pilões prejudicou o fornecimento do líquido para as cidades de São José e Florianópolis. Pelo menos oito comunidades sofrem com a falta de água. No bairro Kobrasol, em São José, um rompimento na rede de abastecimento deixou o bairro sem água durante toda a manhã desta segunda-feira.

As fortes chuvas na localidade de Santo Amaro da Imperatriz, onde está localizada a rede de captação, provocaram o entupimento da rede de captação e o sistema operou durante o final de semana com apenas 40% da capacidade. Funcionários da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) tiveram que esperar o nível da água baixar para fazer o reparo. As localidades mais altas de São José e Florianópolis enfrentam dificuldades: Pantanal, Córrego Grande, Saco dos Limões e as partes altas de Barreiros e Serrarias, só devem ter o abastecimento restabelecido na quarta-feira.

O superintedente do órgão na região, Carlos Alberto Coutinho, informa que a captação já opera normalmente. “Como tivemos o sistema trabalhando com vazão reduzida no domingo, o abastecimento nas regiões mais altas ainda está prejudicado”, explica Coutinho. Ele lembra que pelo fato de ter operado de forma deficiente, a normalidade do serviço pode levar alguns dias.

Coutinho frisou que no Bairro Kobrasol a interrupção no serviço para o reparo na rede não prejudicou os moradores. “Quem tem caixa d’água não teve maiores problemas, o abastecimento já é normal na região”, completa.

(Fábio Bispo, ND, 24/01/2011)