17 jan Novo projeto não poderá alterar visual da ponte Hercílio Luz
O novo projeto que está sendo elaborado para a Ponte Hercílio Luz não pretende acrescentar nenhuma obra no local além das que já estão sendo promovidas com a restauração. A ideia do secretário estadual de infraestrutura, Valdir Cobalchini, é apenas reunir informações de valor histórico e cultural para com isso tentar obter mais recursos. A obra atual foi orçada em R$ 170 milhões, tudo custeado pelo Governo do estado. “Se conseguirmos dividir esse investimento com outras instituições, teremos mais verba para aplicar nas estradas”, explicou.
Construída nos anos 20, a Ponte Hercílio Luz é considerada uma obra clássica da engenharia internacional, tendo sido tombada como patrimônio histórico e artístico brasileiro. Segundo a assessoria da secretaria, esse reconhecimento fez com que a ponte não possa sofrer alterações em sua estrutura e concepção. Outra ideia que vem sendo discutida é a implantação de um pedágio na ponte, ou cobrança de ingressos para visitação.
Para reunir dados sobre a ponte e sua história, Cobalchini quer contar com a ajuda de especialistas na área, que poderão acrescentar informações ao projeto em forma de consultoria, antes de ser encaminhado a instituições como Fundação Banco do Brasil e Petrobrás. O jornalista Carlos Damião, colunista do jornal Notícias do Dia, já foi convidado.
Damião salientou que prestará a consultoria como voluntário, sem cobrar nada. “Acho a ideia sensacional. É preciso tirar o peso do Governo, já que o custo é muito alto. A cidade vai recuperar seu maior símbolo”, lembrou.
(Róbinson Gambôa, ND, 14/01/2011)