10 jan Direção da Floram intensifica fiscalização dos cursos d’água e lagoas
Em razão do grande número de pessoas que lançam esgoto in natura nos cursos d’água e lagoas, a Fundação Municipal de Meio Ambiente intensifica fiscalização.
A água é extremamente importante para a vida e a saúde das pessoas, ainda abundante, confinada em aquiferos subterrâneos e em canais superficiais. Porém a ação do homem ao lançar poluentes e esgotos não tratados nos cursos d’água e lagoas provoca grandes prejuízos ao meio ambiente, dentre os quais o comprometimento da água, em especial ao utilizado para abastecimento humano.
“A contaminação acontece em muitos casos pela falta de conscientização dos usuários e também de rede coletora de esgotos”, alerta o diretor superintendente, engenheiro Gerson Basso. Salienta também que em especial no município de Florianópolis, diversas localidades já estão com as redes coletoras de esgoto implantadas, fato que tende a diminuir em curto espaço de tempo os problemas decorrentes de lançamentos indevidos nos elementos hídricos, ou seja, cursos d´água, lagoas, entre outros.
Chama atenção também para que o usuário, dentre eles, o morador, o empresário proprietário de hotéis, pousadas, casas de aluguéis, faça sua ligação na rede nos locais onde estão disponíveis para que o processo possa se completar de forma eficiente.
(PMF, 03/01/2011)