17 dez Palhoça inaugura incubadora Celta
Foi inaugurada, ontem, em Palhoça, a unidade Pedra Branca do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta). A iniciativa é do Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia (Inaitec), uma parceria entre prefeitura, Unisul, Associação Comercial e Industrial de Palhoça, Condomínio Pedra Branca e Fundação Certi. Nesta primeira etapa, nove empresas estão instaladas no local, gerando 50 empregos. A Fundação Certi dará suporte ao projeto durante os três primeiros anos, prazo previsto para a consolidação das empresas instaladas. A meta é abrigar, após este período, entre 30 e 50 empresas de ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é apoiar iniciativas tecnológicas em áreas como saúde e sustentabilidade em empreendimentos.
(DC, 17/12/2010)
Lançamento do CELTA Pedra Branca dá impulso à produção de tecnologia e inovação em Palhoça
A produção de ciência, tecnologia e inovação da Grande Florianópolis ganha impulso com a inauguração, no dia 16 de dezembro, da unidade Pedra Branca do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA), em Palhoça, que poderá receber até 30 empresas de base tecnológica. Esta é uma iniciativa do Instituto de Apoio a Inovação Incubação e Tecnologia da Palhoça (Inaitec), formado pela Prefeitura Municipal da Palhoça, Unisul, Associação Empresarial da Palhoça (ACIP) e a Pedra Branca, em parceria com a Fundação CERTI, referência internacional na gestão de incubadoras e centros de inovação, que coordenará o projeto nos três primeiros anos. “Este é o prazo que prevemos para que o projeto se consolide e se torne sustentável”, explica Carlos Alberto Schneider, diretor superintendente da Fundação CERTI.
No primeiro ano, devem se instalar no local de cinco a sete empresas de tecnologia e inovação, número que pode chegar a 15 no segundo ano e a 30 no terceiro ano de atividades. A Cidade Pedra Branca é um dos vértices do projeto, que será instalado no Centro Empresarial do empreendimento e que poderá aproveitar seus estudos e projetos em sustentabilidade para desenvolver iniciativas inovadoras. A Unisul (que pode incentivar a integração aluno-empresa e desenvolver projetos junto às incubadoras) e a Prefeitura de Palhoça (capaz de atrair empreendimentos de ciência e tecnologia para a região e gerar leis de fomento como a lei municipal 2.776/2008), a Associação Comercial e Industrial (para incentivar e aproximar os empresários). “Será um passo determinante para a implantação da política de inovação em Palhoça”, define Valério Gomes, presidente da Cidade Pedra Branca.
(Assessoria de Imprensa do Celta, 15/12/2010)