17 dez Restaurado prédio da antiga Academia de Comércio de Santa Catarina
Na próxima segunda-feira, 20, o Governo do Estado de Santa Catarina fará a inauguração das obras de restauro do prédio da antiga Academia de Comércio de Santa Catarina, localizado à avenida Hercílio Luz, 523, no Centro de Florianópolis. A cerimônia se realizaàs 16h30, com a presença do governador Leonel Pavan, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, e demais autoridades.
Estrutura de grande valor histórico e cultural, foi tombada – interna e externamente – com o objetivo de acolher órgãos que atuem na área da cultura. O imóvel é um bem patrimonial do Estado transferido para a gestão da SOL, a quem cabe estruturar políticas públicas para a área da cultura catarinense, com o dever de promover a defesa do patrimônio artístico, histórico e cultural e de viabilizar as necessárias condições para o uso dos espaços.
Diante da necessidade de obras de restauro, foram implementadas iniciativas com a intenção de preservar o local. Aspectos como facilidade de acesso, comodidade, segurança e relação custo-benefício foram levados em conta para a elaboração dos projetos executivos de restauração. A ordem de serviço foi emitida em 28 de julho de 2009, observados todos os procedimentos legais.
Por meio da proposta apresentada pelo Governo, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou a cessão de uso gratuito do imóvel ao Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) e à Academia Catarinense de Letras (ACL). O local passará a se chamar “Casa José Boiteux”. A cessão tem por finalidade permitir a instalação das sedes administrativas das entidades.
De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Rubens Walendowsky, “a agora lei vem da promessa de governos anteriores de fixar de forma definitiva as sedes da Academia Catarinense de Letras, criada em 1920, e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, em 1896, ambos fundados por José Arthur Boiteux. A cessão permitirá maior qualidade nos serviços prestados à comunidade catarinense”, comenta.
O prédio conta com arquitetura eclética, com influência neoclássica e elementos em art-nouveau. Instalado ao lado do prédio da ex-Faculdade de Educação (atual sede do Museu da Escola de Santa Catarina), forma um conjunto arquitetônico de expressiva qualidade no Centro Histórico de Florianópolis.
A edificação foi construída por volta de 1923 para sediar o antigo Instituto Politécnico, considerado a primeira escola de nível superior em Santa Catarina. Em 1935, passou a denominar-se Escola do Comércio de Santa Catarina, subordinada ao então Departamento de Educação. Em 1943, com a criação do Curso Superior de Administração e Finanças, passou a se chamar Academia de Comércio de Santa Catarina, nome pelo qual o edifício é conhecido até os dias de hoje.
(ND online, 16/12/2010)