15 ago Aroeira cria oportunidade para jovens
Na primeira turma, formada em março do ano passado, foram 1,2 mil beneficiados. Outros mil estão em formação e até o final do ano serão abertas mais 350 vagas. O Projeto Aroeira, organizado pela comunidade local com apoio dos governos federal e estadual, é uma alternativa para os jovens de baixa renda na Grande Florianópolis.
O projeto faz parte do Consórcio Social da Juventude. O objetivo é promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade social. São atendidos jovens de 16 a 24 anos, desempregados, que estejam freqüentando instituição de ensino ou já tenham concluído o ensino médio.
Os selecionados, de Florianópolis e Palhoça, participam gratuitamente de cursos em áreas como mecânica de automóveis e motos, manutenção de computadores, reciclagem, gastronomia açoriana, comunicação visual e confecção e consertos de pranchas de surfe.
Os Consórcios Sociais da Juventude são uma das ações do Programa Nacional de Estimulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho, para capacitar jovens em situação risco social.
A coordenadora do Projeto Aroeira, Ivone Perassa, diz que para facilitar esse ingresso no mercado, o projeto local deve inaugurar dois balcões de negócios onde serão cadastrados todos os jovens já formados pelo programa.
(A Notícia, 15/08/2007)