30 nov Um milhão de turistas pela frente
O verão se aproxima e a demanda de turistas, de acordo com as previões da prefeitura de Florianópolis, aumentará 11% acima dos 900 mil visitantes da última temporada.
– Nunca tivemos tantos turistas quanto teremos agora – prevê o recém-empossado secretário de Turismo, Homero Gomes.
Para atender tantos visitantes, muitos desafios terão que ser enfrentados pelo poder público. Gomes já começou a tomar medidas para tentar garantir a infraestrutura na cidade.
A Operação Verão Floripa 2011 prevê, entre outras ações, fiscalização integrada contra vendedores ambulantes irregulares, aumento de 40% dos horário dos ônibus, 240 guarda-vidas, recolhimento diário de lixo e 200 novos táxis.
Apesar dos planos do secretário, moradores e turistas que já estão na cidade reclamam de problemas que poderiam ter sido solucionados mesmo antes de a estação chegar, e de outros que, não serão resolvidos a tempo.
(PEDRO SANTOS, DC, 30/11/2010)
Engarrafamento certo
A frota de veículos praticamente triplica em Florianópolis na temporada de verão. A SC-401, que liga o Centro com as praias do Norte, não foi duplicada totalmente. No sentido Sul, a SC-405 não recebeu uma terceira pista. Mesmo assim, o secretário não acredita que o trânsito possa espantar os turistas.
– O problema de engarrafamento em Florianópolis será certo, mas isso não vai afastar os turistas – analisa.
O secretário garante que haverá um aumento em 40% dos horários de ônibus que deve entrar em vigor a partir de 20 de dezembro.
(DC, 30/11/2010)
Mais pontos de informação
Para o recebimento de aproximadamente 1 milhão de turistas na temporada, a Secretaria de Turismo (Setur) vai ampliar o serviço de informação.
Doze novos atendentes, fluentes em inglês e espanhol, já foram contratados.
– Florianópolis é uma cidade com entradas e saídas definidas, então, controlamos o sistema de informação ao turista com postos em locais estratégicos como aeroporto, rodoviária, antigo Portal Turístico e no posto policial no Norte da Ilha, que concentra 80% do setor hoteleiro da cidade – diz o secretário Homero Gomes.
(DC, 30/11/2010)
Paciência na praia da Armação
Depois das ressacas de 2010, que destruíram casas e estabelecimentos na Praia da Armação do Pântano do Sul, o lugar perdeu muitas oportunidades para hospedagem de turistas. José Carlos Nogueira, dono de uma pousada na região, estima em 60% a diminuição da procura. De acordo com ele, falta, entre outras providências, uma escada de acesso para que os turistas possam desfrutar do banho de mar.
O secretário alerta para a necessidade de aguardar o licenciamento ambiental, ainda sem previsão. Só assim será possível tomar qualquer medida para a urbanização da orla da praia.
– Os moradores terão que ter paciência. O imediatismo não é aliado às melhores soluções. Assim que o licenciamento ambiental sair, iremos fazer a urbanização da orla, revitalizando toda a região – promete o secretário.
Para quem acredita que o Sul da Ilha está abandonado e sem investimentos públicos, como diz a moradora da Armação, Carmen Silva, o secretário assegura que uma série de atividades culturais e esportivas será destinada para essa região.
(DC, 30/11/2010)
Mais policiais nas ruas
Sobre a questão da segurança pública em áreas críticas como no Centro da cidade, Homero Gomes garante que a Polícia Militar (PM) vai aumentar o seu efetivo. Profissionais do interior do Estado serão escalados para auxiliar na Operação Verão Floripa 2011. Serão 1,7 mil policiais nas ruas da Capital.
Além disso, a fiscalização de ambulantes nas praias será integrada entre a PM, Guarda Municipal, Fundação Municipal Meio Ambiente (Floram), Vigilância Sanitária e Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
(DC, 30/11/2010)