22 nov Iphan autoriza construção do elevado do Terminal Rita Maria, em Florianópolis
Órgão está preocupado com impacto da nova estrutura no visual da ponte Hercílio Luz
Depois de quase dois anos de impasse, o elevado do Terminal Rita Maria, em Florianópolis, pode sair do papel. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que havia embargado a obra, autorizou o início dos trabalhos.
Um parecer do Iphan em Brasília favorável à construção do elevado foi entregue nesta segunda-feira à tarde à prefeitura, mas com algumas considerações, entre elas, a de que o pedestre seja priorizado e que o projeto garanta a visualização da ponte Hercílio Luz.
— Com a realização da obra, nós já faríamos isso, portanto, são exigências fáceis de resolver — afirmou o prefeito Dário Berger.
A senadora Ideli Salvatti, que participou das negociações no Distrito Federal, diz que falta pouco para o começo da obra:
— Só falta a assinatura do presidente do Iphan, porque o parecer técnico já libera a obra. E, na sequencia, assinado, o prefeito já tem condição inclusive de dar a ordem de serviço.
O elevado está orçado em R$ 9 milhões e deve comportar um trânsito de 50 mil veículos por dia. Ele dará livre acesso à avenida Beira-Mar Norte aos motoristas que entram na Ilha de Santa Catarina pela ponte Pedro Ivo Campos.
A obra terá 260 metros de extensão e ajudará a diminuir os congestionamentos no cruzamento próximo ao Terminal Rita Maria. Segundo a prefeitura, a ordem de serviço deve ser assinada nos próximos dias e o prazo de conclusão é de um ano e meio.
(RBS TV/ClicRBS, 22/11/2010)