22 nov Transporte marítimo só em 2011
Prefeitura de Palhoça insiste em anunciar conclusão para este ano, mas previsão da Capitania dos Portos não é tão otimista
Se depender da previsão da Capitania dos Portos, ainda faltam, pelo menos, seis meses para o projeto do transporte marítimo de Palhoça sair do plano das ideias e ser colocado em prática. Anunciada para outubro, a implantação da novidade pode não ser tão rápida como previa a prefeitura de Palhoça. Um dos entraves é a cessão da área que pertence à Superintendência do Patrimônio da União (SPU). O órgão ainda não deu carta branca ao projeto nem antecipa se as áreas solicitadas serão mesmo cedidas.
O comandante Joares Pereira de Mello, chefe do Departamento de Segurança do Transporte Aquaviário da Capitania dos Portos de Santa Catarina, explica que os processos de aprovação de projeto e de obra devem ser concluídos apenas em abril do ano que vem. Segundo o comandante, nenhum transporte de passageiros pode ser feito antes disso.
Confiante, o prefeito de Palhoça Ronério Heiderscheidt (PMDB) afirma que o projeto vai sair do papel sim. Contrariando os órgãos responsáveis pelas licenças, ele promete colocar tudo em funcionamento ainda este ano. Inédita, a iniciativa propõe uma rota de navegação a ser implantada para o transporte marítimo de passageiros. O trajeto passará por oito pontos nos quais precisam ser instalados os terminais de embarque e desembarque (confira no mapa).
– O transporte por mar é a única alternativa para os problemas de congestionamento – destaca o prefeito.
Rota até a Capital deve demorar ainda mais tempo
No projeto, a prefeitura de Palhoça prevê também um nono terminal, fora dos limites do município, que irá estender o trajeto até Florianópolis, permitindo o deslocamento da Praia da Pinheira, em Palhoça, até o Centro da Capital.
Para implantar um ponto de embarque e desembarque em Florianópolis, a prefeitura terá de repetir todo o processo que a cidade de Palhoça já iniciou. Isso significa aprovar uma lei, solicitar área para a União e entrar com processo junto à Marinha para realizar as obras.
A lei que cria o Sistema de Transporte Marítimo em Palhoça autoriza o transporte de embarcações apenas dentro do cidade.
(SÂMIA FRANTZ, DC, 22/11/2010)