Sem estaleiro, SC perde oportunidade de desenvolvimento, diz FIESC

Sem estaleiro, SC perde oportunidade de desenvolvimento, diz FIESC

O anúncio ao mercado pela empresa OSX de que desistiu de instalar em Santa Catarina o estaleiro de cerca de R$ 3 bilhões, previsto para Biguaçu, representa a perda de uma grande oportunidade para impulsionar o desenvolvimento do estado, na avaliação da Federação das Indústrias (FIESC). “É lamentável que não tenhamos conseguido oferecer as condições necessárias para assegurar o investimento, que, além de gerar 4 mil postos de trabalho diretos, representaria aporte de tecnologia de ponta e promoveria a consolidação e o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas da indústria catarinense”, disse o presidente da entidade, Alcantaro Corrêa. “A vinda do investimento asseguraria uma participação relevante para Santa Catarina em um dos segmentos com maior potencial de crescimento no País ao longo dos próximos anos”, acrescentou.

Em junho, quando a OSX anunciou que avaliava o Rio como alternativa para o projeto, a entidade defendeu a mobilização de todas as lideranças do estado para assegurar o investimento. “Lamentamos que isso não tenha sido suficiente, mas não recebemos com surpresa a decisão da OSX. O investidor não pode ficar esperando, como se estivesse recebendo um favor. Ele vai para onde tem atenção”, afirmou Corrêa.

Além da atuação da Federação para apoiar a vinda do estaleiro, o Sistema FIESC, por meio do SENAI, se envolveu nos esforços de qualificação da força de trabalho para o empreendimento, por meio de cursos em parceria com a OSX. Na primeira fase foram formadas turmas voltadas à área da construção civil, preparando trabalhadores que atuariam na etapa das obras do estaleiro.

(Elmar Meurer, Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC)

Tags:
,