Acertando ações para o verão

Acertando ações para o verão

Órgãos da prefeitura e Polícia Militar definem ações nas áreas de segurança, trânsito, saúde e comércio para atender turistas
A prefeitura de Florianópolis espera receber 1 milhão de turistas na temporada, 11% acima dos 900 mil visitantes do último verão. Para atender o aumento da demanda, será preciso ampliar a oferta de serviços públicos. Para discutir as ações em andamento e as que ainda precisam ser concretizadas foi realizada, ontem, a primeira reunião de monitoramento da Operação Verão Floripa 2011.
No encontro, foram debatidos mobilidade urbana, segurança, saúde e comércio ambulante nas praias. Ficou acertada a fiscalização integrada entre a Polícia Militar, Guarda Municipal, Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram), Vigilância Sanitária e Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp).
– Vamos buscar patrocínio para a compra de camisetas para os vendedores credenciados e assim identificarmos com mais facilidade os ilegais – aponta o secretário da Sesp, Salomão Mattos Sobrinho.
Se o trabalho da fiscalização municipal deve começar após o Natal, o Corpo de Bombeiros já vai disponibilizar os guarda-vidas nas praias a partir de 15 de dezembro, com 240 profissionais para atender 24 praias da Ilha. A segurança pública deve receber reforço, com aumento de 30% no efetivo. A prefeitura também colocará mais placas de informações bilíngues nas vias da cidade. Haverá mais ônibus para as praias, com aumento de 40% no quadro de horários a partir de 20 de dezembro.
A preocupação maior é com as obras nas vias que não ficarão prontas antes do Natal, como a recuperação do asfalto da Beira-Mar Norte, prevista para ser finalizada em 30 de dezembro, e o elevado do Trevo da Seta, com conclusão para 15 de janeiro.
– Teremos que buscar soluções para evitar as filas. Outro ponto que terá problemas é o trevo da Fazenda do Rio Tavares, no Sul da Ilha, onde poderemos colocar uma sinaleira – diz Mattos Sobrinho.
Apesar de boa parte das propostas ainda não estar concluída, o planejamento começou cedo. Em agosto foi realizado o primeiro seminário para discutir a Operação Verão. Mas o debate só retornou ontem.
– Agora, vamos fazer reuniões setoriais para fazer o monitoramento das ações. Os encontros continuam semanalmente, até o começo da temporada – observa o secretário de Turismo, Homero Gomes.
(ROBERTA KREMER, DC, 12/11/2010)
Estradas serão o obstáculo
A expectativa da Santur é de uma temporada melhor do que a do ano passado. O gerente de Marketing, Eduardo Simon, acredita que haverá um aumento de turistas, principalmente do Mercosul. A entidade não tem dados do último ano, mas em janeiro e fevereiro de 2009, o Estado recebeu 4,3 milhões de visitantes, sendo 518 mil estrangeiros.
Além dos hermanos, os gaúchos, paranaenses e paulistas devem continuar sendo os turistas mais encontrados nas praias catarinenses, segundo a Santur. O que pode deixar os visitantes desanimados é a falta de infraestrutura. As cidades mais procuradas devem ser Florianópolis e Balneário Camboriú, no Litoral Norte, onde os visitantes devem enfrentar problemas de mobilidade urbana.
– Eles devem passar por congestionamentos para ir às praias da Ilha, principalmente no Réveillon. Mesmo com a BR-101 Norte duplicada, quem for para Balneário Camboriú terá de passar por aquele gargalo das entradas de Bombinhas, Itapema e Porto Belo – salienta Simon.
Com hotéis e restaurantes de luxo e noites agitadas, Balneário Camboriú chegou a receber mais de 2 milhões de turistas no último verão. Para esta temporada, a expectativa do secretário de Turismo, Ademar Schneider, é de um incremento de 15% no número de visitantes. Somente na virada do ano, 900 mil pessoas devem procurar a cidade para a festa.
Os inspetores responsáveis pela planejamento das atividades de verão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) não foram encontrados para falar sobre o assunto. Mas dentro do município, Schneider garantiu que a mobilidade será melhor do que nas outras temporadas, devido à construção da Avenida Binário e da reforma da Avenida do Estado, que passou para pista única e recebeu corredor exclusivo para ônibus e ciclovia.
– Para ajudar na segurança, os 60 guardas municipais vão começar o estágio com o uso de armas junto com a Polícia Militar nas ruas a partir de janeiro – diz o secretário.
A cidade também vai participar da Operação Verão da PM, com o reforço de agentes do interior, mas a corporação não informou o número de policiais que participarão da ação.
(DC, 12/11/2010)