Mau cheiro incomoda moradores do Centro

Mau cheiro incomoda moradores do Centro

Moradores da avenida Hercílio Luz, principalmente a vizinhança da maternidade Carlos Corrêa, no Centro da Capital, estão indignados com um problema que se arrasta há anos. Segundo eles, há mais de oito anos a Prefeitura vem prometendo fechar parte do canal localizado no antigo leito do rio Bulha, mas até agora nada foi feito. O trecho com cerca de 70 metros de extensão provoca mau cheiro e atrai ratos e baratas.

Segundo o professor Geraldo do Vale Pereira, 46 anos, a Prefeitura já prometeu outras vezes o fechamento daquele trecho, mas nada de concreto foi feito.”O que mais incomoda é o forte cheiro que, em dias mais quentes, torna-se insuportável”, desabafa. Também aposentado, Moacir Vieira Cardozo, 70 anos, concorda com o vizinho e critica a postura da Prefeitura por ainda não ter tomado nenhuma providência.

Cardoso diz que o local hoje tem servido como depósito de entulhos e lixo. “Já vi até mesmo um monitor de computador ser jogado naquela área e nada foi feito”, afirma. Também reclama que no verão o problema é maior ainda, pois somado ao mau cheiro, a falta de cobertura do trecho infesta a região de ratos.

O chefe do Departamento de Projetos e Obras da Secretaria Municipal de Obras, engenheiro Rafael Hahne, disse ontem que o projeto já está pronto no Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). “Falta apenas concluirmos estudos técnicos sobre a localização de um extravasor, para não prejudicar o sistema de drenagem”, explica. Segundo ele, será feita a revitalização do local, com implantação de ciclovia e mesas.

(A Notícia, 24/07/2007)