Camelódromo e Via Expressa

Camelódromo e Via Expressa

Da coluna de Cacau Menezes (DC, 27/10/2010)

Camelódromo

Atualmente, é só a turma do Mercado Público que reclama do fechamento da Avenida Paulo Fontes, que será transformada em bulevar, para o bem do povo que circula por ali e que se viu livre dos carros. Mas o choro será ainda maior quando o projeto começar a ser executado, ainda antes das obras, previstas para junho de 2011. É que além do fechamento da Paulo Fontes, todo o camelódromo, ao lado do Mercado, vai ser retirado do local, valorizando o conjunto arquitetônico da área e, possivelmente, com uma praça em cima.

Via Expressa

A Via Expressa (BR-282) liga a BR-101, em São José, às pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles, em Floripa. Tem uma extensão de 5,6 quilômetros. Juntamente com a SC-401, é recordista em acidentes fatais com pedestres. Em setembro de 2010, foi anunciado o edital para a elaboração do projeto de quadriduplicação, isto é, para a construção de mais quatro faixas, duas em cada sentido. O custo do projeto está orçado em R$ 6 milhões.

Imaginem o leito atual da Via Expressa mais a quadriduplicação. Será que o alargamento da via resolverá o problema, quando todos sabem que o gargalo, o funil, está nas pontes? Não se transformará num amplo estacionamento, onde os veículos praticamente ficarão parados, tal a lentidão do tráfego?