FENAOSTRA investe em solução ambiental

FENAOSTRA investe em solução ambiental

Preocupada com a destinação das cascas de ostras e mariscos que são consumidos durante a realização da 12ª FENAOSTRA, o IGEOF fechou parceria com o projeto Bloco Verde, da Blocaus que transforma estas cascas em blocos para serem utilizados na construção civil.

O projeto é coordenado pela engenheira ambiental, Bernadete Batalha Batista e foi desenvolvido após perceber que estas cascas não tinham destinação adequada e Santa Catarina ser responsável por 95% da produção nacional. “A idéia do projeto é confeccionar blocos ecologicamente corretos a partir destes resíduos. Embora a pesquisa esteja ainda sendo desenvolvida, este produto apresentou uma resistência a compressão e uma absorção à água dentro dos limites permitidos pela Norma Brasileira. Este novo bloco altera o traço do bloco convencional e incorpora resíduos que agridem o meio ambiente. Trata-se de um bloco ecológico, que agrega vantagens econômicas, sociais e ambientais, redução dos problemas ambientais causados pelos entulhos da construção civil e dos resíduos de cascas de ostras e mariscos, produto economicamente viável”, explica Bernadete.

Em apenas 3 dias de festa foram recolhidos 1.095 quilos de cascas de moluscos, o que foi comemorado pela coordenação do projeto.

(PMF, 26/10/2010)