26 out Projeto prevê para 2011 construção da Avenida Beira-Mar de Barreiros, em São José
Serão três pistas no sentido Sul e no Norte
O bairro Barreiros, em São José, na Grande Florianópolis, deve ter sua Avenida Beira-Mar. A obra pode começar na metade do ano que vem e, conforme o projeto, terá pistas rápidas nos sentidos Norte e Sul.
As filas que se formam na Avenida Leoberto Leal, em horários de pico, não atrapalham os negócios do empresário Rodrigo Valmir Vieira, de 33 anos, dono de uma loja de acessórios automotivos. O movimento no local também depende do trágefo na região. Mas ele sabe que a tendência é que os problemas no trânsito se agravem cada vez mais.
— O pessoal é obrigado a ficar parado, olha para os lados e já conhece a loja — explica Rodrigo. Como boa parte dos empresários do bairro, Rodrigo sonha com a construção de uma Avenida Beira-Mar, que ligue o bairro à BR-101 e a Florianópolis.
Projeto já está no papel
A boa notícia é que o projeto para a construção já existe. E, se depender da prefeitura de São José, pode começar a ser construída no final do ano que vem. A primeira licença ambiental (chamada de licença prévia) já foi dada pela Fatma. Como depende de aterro no mar, é necessário fazer um estudo de impacto ao meio ambiente.
Para desafogar o trânsito
Se tudo sair como o planejado, a Beira-Mar de Barreiros terá três pistas no sentido Sul, três no sentido Norte, mais uma marginal com outras duas (ida e volta). Todas terão acesso para o bairro. De acordo com o secretário de Projetos Especiais de São José, o engenheiro civil Aurélio Castro Remor, a intenção é solucionar o trânsito para os próximos 50 anos.
— Temos os exemplos das outras avenidas Beira-Mar construídas em Florianópolis e São José e pudemos aprender com os erros que já aconteceram — explica o secretário.
Custo é alto e ainda não há dinheiro
Ao todo, devem ser aterrados 1 milhão de metros quadrados de mar, entre Barreiros e a entrada de Biguaçu. A via, quando construída, terá 3,6 quilômetros de extensão e o aterro cerca de 500 metros de largura.
Além de caminhódromo, ciclovia e academias a céu aberto, a área deve contar com outros pontos de convivência.
Como qualquer grande obra, porém, a execução da Beira-Mar de Barreiros deve custar caro: pelo menos R$ 140 milhões. A intenção da prefeitura é pleitear recursos estaduais, federais e financiamentos, para colocar o projeto em prática.
Beira-Mar de Barreiros – Ligação com o Estreito
A Beira-Mar de Barreiros começa na Avenida Atlântica, na divisa com o bairro Jardim Atlântico, de Florianópolis, e vai até a divisa com Biguaçu. Entre a Beira-Mar de Barreiros e a Continental de Florianópolis restará um “hiato” de quatro quilômetros.
Aterrar ou não?
De acordo com a secretaria, o custo da desapropriação de imóveis na Leoberto Leal e adjacente inviabilizariam a obra financeiramente. A melhor solução, nesse caso, ainda seria aterrar.
Projeto
— Terá três vias rápidas no sentido Norte, três expressas no sentido Sul e outras duas (ida e volta) marginais
— O aterro será de 1 milhão de metros quadrados
— Ranchos de pescadores, ciclovias, caminhódromos, academias a céu aberto e outras atrações fazem parte do projeto
Danos ambientais
— Os principais danos ambientais estão relacionados à população marítima local, por causa do aterro;
— Entre os benefícios ao meio ambiente com o aterro está a maior filtragem do esgoto que, atualmente, é jogado diretamente no mar por grande parte dos moradores
(Por Bianca Backes, Diario.com.br, 26/10/2010)