UFSC no Sul da Ilha

UFSC no Sul da Ilha

Da coluna de Cacau Menezes (DC, 11/10/2010)

Não se discute a importância de uma universidade pública, onde quer que se implante. É o sonho de todos os que reconhecem o valor da Educação.

Na semana passada, falou-se na expansão da UFSC para o Sul da Ilha de Santa Catarina, como se deu, recentemente, em Araranguá, Curitibanos e Joinville.

Entretanto, essa é uma medida que deve ser concretizada somente após ser ouvida toda a Comunidade, em função do caos viário que se instalou naquela região.

Na Bacia do Itacorubi, na Trindade, no Pantanal, foram alocados muitos equipamentos públicos e grandes empreendimentos particulares, sem a mínima preocupação com a infraestrutura. As consequências todos já sabem. A Rua Deputado Antônio Edu Vieira, por exemplo, é quase intransitável.

Por que não se pensar em levar cursos de ciências agrárias a municípios de vocação agrícola, como Antônio Carlos e Águas Mornas, na Grande Florianópolis?

Nossa Região vem se destacando, na última década, pelas inúmeras oportunidades de ensino universitário em funcionamento, congregando profissionais de alto nível em todas as áreas do conhecimento. Além do Turismo, somos um grande centro universitário e de pesquisa.

O desafio está posto. Conciliar importantes iniciativas, com sustentabilidade, com qualidade de vida.