06 jul CNPQ investe em associação de catadores de Florianópolis
Planejar as coletas e triagem do material recolhido nas ruas é o objetivo do Projeto Rede de Catadores de Santa Catarina: capacitação para autogestão e agregação de valor aos materiais recicláveis como meios de inclusão social aos catadores.
O programa é desenvolvido pelos Técnicos da Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital), junto a professores da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A proposta é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) para realizar um trabalho diferenciado do que a Associação dos Coletores de Material Reciclável (ACMR) estava acostumada a desenvolver.
Segundo a psicóloga e coordenadora de execução do projeto, Nara Bitencourt, a associação fez viagens para outros estados para identificar programas semelhantes e como o trabalho é realizado. “A iniciativa é dos catadores e a Comcap disponibiliza o espaço e o material para que o trabalho seja concretizado”.
O programa é composto por dois professores da Univali, um professor da UFSC, dois mestrandos da UFSC, dois engenheiros sanitários, sendo um da Comcap, e duas psicólogas, sendo uma também da Comcap.
De acordo com Nara, desde o ano 2000 a profissão de catador está regulamentada e a partir desta data os projetos surgiram. Há um ano, 78 catadores participam da parceria com o CNPQ.
(PMF, 06/07/2007)