27 set Por um turismo real
Artigo escrito por Neuto de Conto, Senador (PMDB-SC) e presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (DC, 27/09/2010)
Neste dia 27 de setembro, em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, a data se reveste de uma importância ainda maior para nós, que apostamos nos atrativos da nossa terra e lutamos para fazer do turismo brasileiro uma atividade cada vez mais estruturada e profissional
Uma ideia mais exata do crescimento do setor está na boa notícia anunciada pelo Banco Central: gastos de turistas estrangeiros no Brasil cresceram 14,5% no primeiro semestre e até o final de 2010 deverão superar o recorde de 2008, se aproximando de US$ 6 bilhões.
As previsões são ainda mais animadoras quando a Infraero acena recorde histórico. Até o final deste ano serão registrados nos aeroportos brasileiros 64 milhões de desembarques nacionais. Isto é, a movimentação de passageiros em voos nacionais cresceu 30,58% em agosto, se comparado com igual período do ano passado.
O crescimento da movimentação aeroportuária também foi observado no mercado internacional. O desembarque de 722.304 passageiros de voos internacionais no Brasil, no último mês, marcou um crescimento recorde de 32,52% em relação a agosto do ano passado. A indústria de viagens e turismo no Brasil emprega 10 milhões de trabalhadores em todo o país e contribui com cerca de 14% na participação do nosso Produto Interno Bruto.
Quando assumi a presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado declarei de imediato a minha convicção de que o progresso desse setor poderia ser um caminho rápido para amenizar vários dos problemas econômicos e sociais brasileiros.
Esses números e o aperfeiçoamento cada vez maior do Ministério do Turismo e das organizações que atuam na área são essenciais para que outros setores da sociedade brasileira, inclusive a classe política, se sensibilizem com esse enorme potencial que temos a explorar.