03 jul Turismo de Qualidade
Da coluna de Cesar Valente (De Olho na Capital, 03/07/2007).
Enquanto LHS falava maravilhas sobre Santa Catarina em Veneza, atraindo o que ele chama de “turismo de qualidade”, a Organização Mundial do Turismo anunciava que em 2006 houve uma queda de 6,5% no número de visitantes estrangeiros no Brasil.
Santa Catarina é mesmo uma maravilha, mas fica no Brasil e só pode ser acessada por quem se disponha a enfrentar uma malha aérea que, segundo o presidente da Infraero, “foi pro espaço”. A bagunça brasileira do ar está entre os dois principais motivos dos turistas desistirem de vir. O outro, claro, é a violência urbana.
Ah, só pra confirmar que estamos mesmo na contramão: no mundo, o movimento de turistas aumentou 4,5% em 2006. Até os destinos africanos tiveram um aumento de 8,1%.
Bom, indiferente a isso, LHS e seu exército de prefeitos, empresários, dirigentes culturais e educacionais (reforçados por delegações de professores e estudantes universitários da Unisul e Unoeste) passou o dia doutrinando executivos da área do turismo sobre as tais “atrações de qualidade”, assinando convênios com cidades italianas e cantando empresários para investir aqui.