10 set Castelo: “Estaleiro é bem-vindo”
Da coluna Informe Econômico, por Estela Benetti (DC, 10/09/2010)
Executivos da OSX, empresa que tem projeto para instalar estaleiro em Biguaçu, receberam, ontem, dossiê com mais de 500 páginas de moções de centenas de organizações sociais, econômicas e políticas organizadas, favoráveis à instalação do projeto no Estado. O prefeito do município, José Castelo Deschamps, com o secretário de Planejamento do Estado, Vinícius Lummertz, fez a entrega ao presidente da OSX, Luiz Eduardo Guimarães Carneiro e ao diretor de Sustentabilidade do grupo EBX, Paulo Monteiro. Segundo Castelo, a intenção era entregar ao empresário Eike Batista, mas não foi possível porque ele está viajando.
– Acredito que a opção final da OSX será na direção do Estado (SC ou RJ) que primeiro concluir o licenciamento ambiental, num processo de absoluta regularidade e com todas as garantias jurídicas de que o projeto siga no cronograma – disse o prefeito.
Castelo acredita que Biguaçu ainda é o plano A de Eike porque há celeridade na instalação do Instituto Técnico Naval, oferta de cursos de formação e início do Jardim Botânico.
SC versus Rio
O esforço do prefeito de Biguaçu, José Castelo, para apresentar as mais de 500 páginas com moções favoráveis ao estaleiro no Estado tanto para o Ministério do Meio Ambiente e equipe de ambientalistas que atuam no licenciamento quanto ao empresário Eike Batista é porque o governo do Rio também entrou na disputa do projeto de R$ 3 bilhões. O maior diferencial de SC é a tradição em metalmecânica e indústria naval, além de ter mão de obra qualificada. O estaleiro Atlântico Sul, quando se instalou no Nordeste, recrutou, em Itajaí, desde chefes de fábricas até operários. Além disso, buscou trabalhadores no Japão.