08 set O teste do feriadão
Editorial do Diário Catarinense (08/09/2010)
A ocupação da rede hoteleira de Florianópolis durante o feriado da Semana da Pátria chegou a 68,5%, um aumento de 36,5% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, superando as expectativas mais otimistas do setor. O clima propício, com temperaturas amenas e sol, colaborou, como ajudou, também, a realização de mais uma edição da Parada da Diversidade, evento de inegável força atrativa, que já está incorporado ao calendário turístico da Capital. O movimento de visitantes também foi expressivo nos balneários ao longo de todo o litoral catarinense.
O feriadão da Independência valeu como um teste em relação à próxima temporada de verão, cujos preparativos devem começar desde já. As principais reclamações dos visitantes da semana se referiram – como sempre – à sujeira das praias, à precariedade, quando não ausência, do saneamento básico, à sinalização deficiente nas estradas e vias urbanas, às agruras e perigos do trânsito em estradas sem conservação e serviços. Nada que já não saibamos.
Para seguir surfando nas boas ondas do turismo e melhorar seu desempenho no setor, o Estado deve seguir as recomendações da Organização Mundial do Turismo (OMT), segundo as quais a atividade não pode ser dissociada do restante da economia. Ou seja, o turismo não terá qualidade nem proporcionará retorno financeiro compensador se as cidades não dispuserem de infraestrutura capaz de bem atender aos moradores e aos visitantes, se a preservação ambiental não for exercitada para valer e se os turistas não se sentirem recompensados pelos serviços recebidos e pelas experiências vividas. Portanto, está na hora de começar a preparar o “solo” para que se possa colher uma boa “safra” no verão que se anuncia.