Projeto de turismo anima colônia de pescadores em Florianópolis

Projeto de turismo anima colônia de pescadores em Florianópolis

Moradores da comunidade de Costa da Logoa, colônia de pescadores de Florianópolis, estão entusiasmados com a perspectiva de o turismo, pautado na valorização de suas artes e da pesca artesanal, alavancar o desenvolvimento sustentado da região.

O projeto, que tem a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Regional, da Secretaria Turismo, Cultura e Esporte e da Associação de Moradores da Costa da lagoa, pretende culminar com a elaboração de um plano diretor para a localidade, que só tem acesso pelo mar e que reúne uma das mais belas riquezas naturais da ilha.

O presidente da Associação dos Moradores da Costa da Lagoa, Valdir Miguel de Andrade, disse que apesar de o esgoto ser a grande ameaça à qualidade de vida da localidade, o projeto de turismo é uma boa alternativa para desenvolver o potencial sem agredir a natureza.

Para o pescador Renovato, proprietário do restaurante Lagoa Azul, o importante é a comunidade organizar-se para este desafio. Já o pescador Ademar não esconde seu contentamento com um item do projeto que preconiza a realização do Festival Gastronômico da Carapeva (pequeno peixe), tradicional na Costa.

(SDR/SC, 27/06/2007)