Mostra de Cinema Ambiental começa no dia 17

Mostra de Cinema Ambiental começa no dia 17

Começa no próximo dia 17, no auditório do Centro de Ciências da Educação da UFSC, a Mostra de Cinema Ambiental III “FICA na UFSC”. A organização é do Grupo TECENDO – Estudos Culturais e Educação Ambiental (www.grupotecendo.com.br), com apoio da Secretaria de Cultura e Arte – SeCart. A entrada é gratuita e os filmes são legendados.

Programa:
Terça dia, 17 de agosto:

16h30min
Os anjos dos dejetos + Efeito reciclagem

18h30min
Caçando capivara + A árvore da música

Quarta dia, 18 de agosto:

14h30min
Caçando capivara + A árvore da música

16h30min
Estamira

18h30min
Os anjos dos dejetos + Efeito reciclagem

Efeito Reciclagem
Troféu Carmo Bernardes – R$ 35 mil – Melhor longa-metragem-Documentário, 93 min, 2009, direção: Sean Walsh (Brasil – SP).
Sinopse:
Muitas vezes, marginalizado pela sociedade, o submundo da reciclagem de São Paulo – a maior metrópole do Brasil – é o pano de fundo para a história comovente de Claudinês e sua família. Efeito Reciclagem revela o dia-a-dia deste homem, pai de mais de 27 crianças, e de muitos outros que vivem da coleta de material reciclável que jogamos fora. Com esse objetivo, Claudinês percorre rotineiramente o bairro Santa Ifigênia, no centro da cidade, em sua Kombi verde limão.

Caçando Capivara
Troféu Jesco Von Putkamer – R$ 25 mil – Melhor média-metragem:
Documentário, 57 min, 2009, Brasil-MG.
Direção: Derli, Marilton, Fernando, João Duro, Janaína, Joanina, Juninha e Zé Ca
Sinopse:
Caçadores Tikmu un saem com seus cães e espíritos aliados em busca da capivara. Cantos, olhares e eventos. Intensiades que se agitam sob um plano de aparente silêncio.

Les Anges Dechets (Os Anjos dos Dejetos)
Menção Honrosa (Sem premiação em dinheiro) – Melhor curta-metragem: escolhido pelo júri por sua forma gráfica e inusitada aproximação ao problema do lixo:
Animação, 5 min, Canadá/2008.
Direção: Pierre Trudeau
Sinopse:
Um documentário de animais sem animais. A descoberta de uma natureza feita de objetos inanimados. Uma celebração da vida em compania do lixo.

A Árvore da Música – Documentário, 80min, 2009, direção: Otávio Juliano – São Paulo, Brasil
Sinopse:
O IBAMA considera o pau-brasil como espécie da flora em perigo de extinção. A música de Beethoven, Brahms, Schubert e seus herdeiros musicais não pode ser executada sem o arco de violino moderno, mas os arcos de alta qualidade só podem ser feitos a partir da madeira do pau-brasil, encontrado apenas nas matas brasileiras. O paralelo entre a extinção do pau-brasil e seu efeito na música é a espinha dorsal do documentário. O futuro da música depende de uma árvore à beira da extinção.

Mais informações com o professor Leandro Belinaso Guimarães,
(lebelinaso@uol.com.br/8833.3447).

(Agecom/UFSC, 10/08/2010)

Tags:
,