05 jul Deputados realizam audiência de apoio à implantação do estaleiro OSX em Biguaçu
Foi realizada esta manhã uma audiência proposta pela Frente Parlamentar de Apoio à Implantação do Estaleiro OSX no Município de Biguaçu. A reunião foi realizada no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, e contou com a presença de representantes da empresa, senadores, deputados, prefeitos e empresários.
A iniciativa de realizar a audiência se deu em razão do parecer negativo do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para implantação do empreendimento em Biguaçu devido à proximidade a três unidades ambientais de conservação federal. Porém, nenhum representante do ICMBio compareceu à reunião.
O diretor de Sustentabilidade do Grupo EBX, holding do Estaleiro OSX, Paulo Monteiro, falou sobre a importância econômica do empreendimento, de quase R$ 3 bilhões de investimento, e da responsabilidade social da OSX. Ele criticou o ICMBio pela negativa de 18 itens sem nenhum parecer. “Isso foi um desrespeito aos profissionais que trabalharam no projeto. Faz parte do DNA da casa o respeito ambiental. O Meio Ambiente não é meta. É obrigação.”
Monteiro também apresentou um estudo sobre a preservação dos golfinhos que habitam a área e sobre a dragagem do local. Explicou que em alguns trechos estão dragando 40 centímetros, em outros pontos 80 centímetros, e que só chega a 4 metros mais para perto do estaleiro. “Os golfinhos estão fragilizados geneticamente porque cruzam entre si, são 60 golfinhos que há 20 anos vêm morrendo sem iniciativa nenhuma para salvá-los. O que propomos é dragar no momento em que eles não estão concentrados na baía. E depois a dragagem de manutenção é feita de dois em dois anos.“
O deputado Lício Mauro da Silveira (PP) relembrou que o canal já existia e que as dragagens foram feitas durante anos. “A dragagem foi interrompida quando passou a funcionar o Porto de Itajaí e o assoreamento foi natural.” O parlamentar se mostrou favorável à instalação do estaleiro em Biguaçu e disse que será um desastre econômico para o estado perder este empreendimento, uma vez que a empresa cogita levar o investimento bilionário para o para o Rio de Janeiro, caso o licenciamento ambiental não avance. “A instalação do estaleiro não é uma questão apenas de Biguaçu, é de Santa Catarina. Temos que lutar para que o empreendimento fique em solo catarinense ou o prejuízo econômico será muito grande para nossa região.”
As deliberações na audiência serão encaminhadas para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com quem uma comissão terá audiência na quarta-feira (07), em Brasília. O deputado Lício faz parte da comissão e participará da reunião.
(Alesc, 05/07/2010)