26 maio Situação da praia da Armação preocupa deputado
O deputado Lício Mauro da Silveira (PP) visitou a praia da Armação do Pântano do Sul, na terça-feira (25), onde a situação por causa das enchentes e da ressaca do mar é gravíssima. O mar está avançando e destruindo residências, estabelecimentos comercias e o patrimônio público.
Diante desta circunstância, o parlamentar convidou o presidente da Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Armação do Pântano do Sul, Fernando Sabino, para falar em plenário sobre os problemas que a comunidade está enfrentando.
Sabino expôs a situação na sessão de terça-feira (25/05) à tarde e explicou que já entregou ao prefeito Dário Berger o Projeto Executivo de Recuperação e Desassoreamento do Rio Quinca Antônio, na Armação, mas que é preciso dar agilidade a liberação de recursos, pois o projeto tem que ser executado urgentemente. “A comunidade está muito preocupada com a rápida deteriorização da faixa de areia na Praia da Armação”, afirmou Sabino.
De acordo com o Projeto Executivo, em 2000 seriam necessários 50 mil m³ de areia para a recuperação da praia, em março deste ano já havia a necessidade de 250 mil m³. Depois dessa última ressaca já é preciso mais de 500 mil m³ de areia.
Outro assunto que preocupa é a questão da Lagoa do Peri, o maior manancial de água potável da Ilha, que está sendo contaminado pela salinidade, podendo, em pouco tempo, prejudicar o abastecimento de água da Costa Leste que abrange os bairros: Campeche, Rio Tavares, Armação, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, entre outros.
“Com a perda da duna de proteção que separa o mar do Rio e com a constante maré alta que atinge a região, a Lagoa do Peri, fatalmente, será invadida pela água do mar”, explicou o parlamentar.
O deputado Lício sugeriu a formação de uma Comissão Parlamentar e uma audiência com o prefeito de Florianópolis para tratar do assunto.“Há problemas conflitantes entre União, Estado e município no que diz respeito às providências operacionais e financeiras que o caso requer e isso precisa ser definido o quanto antes. A situação é grave e piora a cada dia. É preciso tratar este assunto com muita seriedade”, enfatizou Lício.
A solicitação foi encaminhada à presidência da Assembleia Legislativa, que deverá marcar para os próximos dias o encontro entre deputados, prefeito e comunidade.
(Alesc, 26/05/2010)