03 maio Funcionários do transporte urbano podem entrar em greve na Grande Florianópolis
Funcionários do transporte urbano da Grande Florianópolis decidem na próxima quarta-feira se entram em greve. No dia será feita uma assembleia, onde a categoria votará se aceita a proposta de reajuste salarial — não detalhada pela categoria — feita pela classe patronal. Se a maioria não aceitar fazer o acordo, os funcionários darão início a uma paralisação.
Segundo o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano na Grande Florianópolis (Sintraturb), Antônio Carlos Martins, o encontro acontecerá em três turnos — 9h30min, 15h30min e 18h — para que toda a categoria possa participar. O setor é composto por cerca de 4,8 mil trabalhadores na região.
— Ainda não dá para dizer se a categoria vai aceitar ou não, pois precisamos que todos deem sua opinião — diz Antônio.
O próprio informativo do Sintraturb anunciou que há a possibilidade de o sindicato fazer uma greve em maio, caso as reivindicações não sejam atendidas.
Entre as reivindicações dos funcionários este ano, estão o aumento real de 5%, mais reposição da inflação; garantia de emprego para os cobradores; aumento do vale-alimentação para R$ 340; fornecimento de uniformes de verão para os trabalhadores e pagamento de anuênio (aumento de 1% do salário a cada ano de trabalho do funcionário) para toda a categoria — hoje, cerca de 40% da categoria tem esse benefício.
(DIARIO.COM.BR, 03/05/2010)