Funcionários do transporte urbano podem entrar em greve na Grande Florianópolis

Funcionários do transporte urbano podem entrar em greve na Grande Florianópolis

Funcionários do transporte urbano da Grande Florianópolis decidem na próxima quarta-feira se entram em greve. No dia será feita uma assembleia, onde a categoria votará se aceita a proposta de reajuste salarial — não detalhada pela categoria — feita pela classe patronal. Se a maioria não aceitar fazer o acordo, os funcionários darão início a uma paralisação.

Segundo o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano na Grande Florianópolis (Sintraturb), Antônio Carlos Martins, o encontro acontecerá em três turnos — 9h30min, 15h30min e 18h — para que toda a categoria possa participar. O setor é composto por cerca de 4,8 mil trabalhadores na região.

— Ainda não dá para dizer se a categoria vai aceitar ou não, pois precisamos que todos deem sua opinião — diz Antônio.

O próprio informativo do Sintraturb anunciou que há a possibilidade de o sindicato fazer uma greve em maio, caso as reivindicações não sejam atendidas.

Entre as reivindicações dos funcionários este ano, estão o aumento real de 5%, mais reposição da inflação; garantia de emprego para os cobradores; aumento do vale-alimentação para R$ 340; fornecimento de uniformes de verão para os trabalhadores e pagamento de anuênio (aumento de 1% do salário a cada ano de trabalho do funcionário) para toda a categoria — hoje, cerca de 40% da categoria tem esse benefício.

(DIARIO.COM.BR, 03/05/2010)