05 abr Ocupação hoteleira na Páscoa fica próxima à de 2008
Trade turístico acredita que o movimento neste feriado foi tão bom quanto o de dois anos atrás, confirmando as expectativas
O setor turístico ainda comemora a Páscoa. Mesmo sem números consolidados sobre ocupação hoteleira, o trade está otimista com o movimento observado durante o feriado. O tempo ajudou e os turistas de estados vizinhos aproveitaram as praias catarinenses.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/SC), João Eduardo Moritz, afirma que na quinta-feira a média do Estado já ultrapassava os 56,29% de 2009, e chegou bem perto dos 89,6% de leitos ocupados em 2008.
Moritz lembra que 2009 foi um ano ruim por causa de reflexos da crise internacional, somados aos estragos provocados pelas chuvas em novembro de 2008, que destruíram parques aquáticos e bloquearam estradas.
O tempo ajudou. Apesar do céu nublado de ontem, o sol e o calor predominaram na sexta e no sábado. A condição climática é fundamental na decisão de paranaenses, gaúchos e paulistas se deslocarem até SC.
Em Balneário Camboriú, o forte movimento na cidade faz a presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú, Karina Peters, acreditar em mais de 80% de ocupação.
– Pelas ruas, shoppings, hotéis e restaurantes vi bastante gente circulando – afirmou.
O porto itajaiense viu partir ontem o último navio de cruzeiros da temporada 2009-2010. O secretário de Turismo de Itajaí, Wagner de Souza, ficou satisfeito com a presença dos turistas no feriado da Páscoa.
Mesmo com os cruzeiristas, também constatou hotéis cheios, tanto quanto restaurantes e pontos turísticos. Nesta temporada, Itajaí recebeu 39 escalas de navios.
– É um trabalho integrado, um não tira cliente do outro. As pessoas se hospedam antes de embarcar e a nossa expectativa é de aumentar o número de escalas este ano.
Souza afirma que, a partir de novembro, Itajaí será ponto de início e término de cruzeiros e acredita que isso deve movimentar ainda mais a rede hoteleira da cidade.
Outro benefício projetado pelo secretário será a realização de uma etapa da regata Volvo Ocean Race em 2012. O evento é considerado a maior regata náutica do mundo.
Itajaí foi o único porto escolhido na América do Sul.
– A cidade ganhará projeção internacional – comemora.
(Por Alicia Alao, DC, 05/04/2010)