FloripAmanhã participa de eventos sobre mobilidade

FloripAmanhã participa de eventos sobre mobilidade

A FloripAmanhã participou do I Seminário sobre Transporte Marítimo de Florianópolis, realizado em 25/03 no prédio da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), no Centro de Florianópolis e do 1º Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades, realizado entre os dias 22 e 24/03 no Teatro Pedro Ivo Campos, também na capital.
“Nos dois eventos foi notório que a solução para a mobilidade uma capital situada em uma Ilha como Florianópolis passa pelo mar, assunto falado há anos, mas que deve sair do papel daqui pra frente. É uma vocação natural da cidade que começa a ser recuperada”, analisa Zena Becker, presidente da Associação FloripAmanhã.
O evento na CDL abordou o gerenciamento costeiro, cuidados ambientais, segurança no transporte marítimo, transporte aquaviário sustentável, desenvolvimento sustentável e experiência do transporte lacustre na Bacia da Lagoa.
O seminário nasceu de uma parceria realizada entre a Prefeitura, o Banco do Brasil e cooperativas de barqueiros de Florianópolis para a implantação de um serviço executivo de transporte marítimo ligando os balneários da cidade e Ilha-Continente. Segundo a Prefeitura Minicipal de Florianópolis, organizadora do evento, o projeto será desenvolvido com vários parceiros, públicos e privados, sob a coordenação do BB através do DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável .
Parceira da FloripAmanhã, Marinez Scherer, do IAR (Instituto Ambiental Ratones), foi uma das palestrantes, já que é bióloga e doutora em gerenciamento costeiro.
Os outros palestrantes foram Analúcia Hartmann (procuradora da República de SC); José Antônio Gomes da Silva (comandante da Capitania dos Portos de SC), Alberto Pedrassani Costa Neves (hidrógrafo e oceonógrafo), Carlos Werner Neto (gerente de desenvolvimento regional sustentável do Banco do Brasil) e Volnei Valdir Andrade (presidente Cooperbarco).
Saiba mais sobre o I Seminário sobre Transporte Marítimo de Florianópolis e leia a transcrição das palestras.
1º Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades
O evento no Teatro Pedro Ivo Campos teve abrangência internacional, dando continuidade ao Congresso Mundial de Mobilidade, realizado no ano passado em Stuttgart, com a presença da comitiva catarinense.
Profissionais especializados no assunto participam do encontro com o objetivo de processar a troca de experiências e buscar soluções para equacionar problemas corriqueiros de mobilidade urbana. O alemão Patrick Daude, que representa o prefeito de Stuttgart, Wolfgang Schuster, falou sobre a experiência de sua cidade e de projetos que estão sendo estudados para melhorar a acessibilidade urbana naquele país.