26 mar Internet sem fio do IEE não está funcionando
Passado um mês da instalação da rede wireless no Instituto Estadual de Educação (IEE), na Capital, os alunos e professores continuam sem acesso à internet sem fio no colégio. A justificativa é a falta de um ar-condicionado para impedir o superaquecimento na sala onde está o equipamento.
A rede, que permite aos usuários se conectarem de qualquer lugar da escola, custou cerca de R$ 1 milhão, mas está parada. Ela chegou a funcionar, durante quatro dias, segundo a diretora administrativa do colégio, Heloísa Cadenuto.
O DC esteve no colégio em 25 de fevereiro para apresentar a novidade. Os usuários teriam de cadastrar equipamentos como notebooks e celulares. Os professores poderiam usar a rede na hora em que quisessem. Os estudantes, nos períodos em que não estão em sala de aula.
– Como houve queda de energia do servidor de toda a instituição, os técnicos que vieram consertar nos aconselharam a não utilizar a rede wireless até que haja um ar capaz de conter um possível superaquecimento do sistema – reforça Heloísa.
A necessidade de uma pesquisa formal de preço em, no mínimo, três estabelecimentos, deixa a situação ainda mais complicada. Heloísa garante que só falta uma das lojas solicitadas enviar o orçamento do ar para que ele seja comprado.
O mais curioso é que os alunos não parecem preocupados com a ausência da rede sem fio. A estudante Monique Vargas, do primeiro ano do ensino médio, disse que a rede não empolga porque ela não tem notebook e, se tivesse, teria medo de andar com ele nos arredores do IEE:
– Tem gente que evita trazer os celulares mais novos, com conexão. Imagina, então, um computador.
(DC, 25/03/2010)