08 mar Balneabilidade: Praias com restrição
Relatório aponta falta de condições para banho em 55 pontos do Estado. Confira a íntegra do relatório 13 da temporada 2009/2010
O Litoral de Santa Catarina tem 55 pontos impróprios para banho, de acordo com o novo relatório divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O estudo indica 28,35% de impropriedade nos balneários do Estado. Em Florianópolis, há 22 locais não recomendados para os banhistas, dos 64 amostrados. Totalizando uma impropriedade de 34,38% em Florianópolis .
Na Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, são quatro locais próprios e cinco que foram considerado impróprios. Para realizar a pesquisa, divulgada na última sexta-feira, os especialistas analisaram 193 locais espalhados em toda a faixa litorânea de Santa Catarina.
O monitoramento abrange 27 municípios, com praias que apresentam grande densidade demográfica. A contaminação está ligada à quantidade e à intensidade de águas poluídas que chegam ao mar.
O problema cresce durante a temporada de verão. Com a chegada dos turistas, há sobrecarga nas redes de esgoto pelo aumento da população flutuante.
A Fatma chama a atenção dos banhistas para as placas instaladas nas praias e que indicam as condições da água nos locais.
Os equipamentos têm duas indicações: própria em verde e imprópria em vermelho.
Consulta ao site antes de escolher o destino
Como algumas sinalizações são arrancadas por vândalos, a dica é conferir a situação das praias no site da Fatma antes de escolher o local de lazer. Também é preciso ficar atento em relação à qualidade sanitária da água para banho, evitando pontos próximos de águas com aspecto duvidoso, rios e valas.
(DC, 07/03/2010)