23 fev Túnel ou ponte?
Da coluna de Carlos Damião (ND, 22/02/2010)
Um estudo técnico preliminar encomendado pela prefeitura de Florianópolis à Enescil Engenharia de Projetos revela que a alternativa de construção de um túnel ligando a Ilha de Santa Catarina ao Continente representaria o dobro do custo de uma nova ponte. Conforme a empresa consultada, uma ponte a 150 metros da Hercílio Luz, com moderna concepção arquitetônica (estaiada), custaria cerca de R$ 330 milhões.
Além de significar um investimento de quase R$ 700 milhões, o túnel apresentaria ainda outras desvantagens, como a manutenção: iluminação durante 24 horas, ventilação forçada, sistema de bombas elétricas para esgotamento de água, sistema de alarme contra incêndio e segurança policial para ciclistas e pedestres. Teria também um desconforto: muita gente não entra em túneis porque sofre de claustrofobia.
Novo símbolo
Outro detalhe importante em relação à nova ponte seria a possibilidade de criação de um novo símbolo de Florianópolis, alinhado de maneira harmônica com a Ponte Hercílio Luz. Diferente da situação atual, já que o conjunto formado pelas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo seguiu um projeto que era muito comum no regime militar – o concreto puro e simples, sem arrojo arquitetônico.