Mais prédio no Parque da Luz

Mais prédio no Parque da Luz

Mais um prédio, desta vez com 10 andares, pode surgir no Parque da Luz, na Capital. Por ironia, o projeto foi apresentado à comunidade por dois secretários municipais de Florianópolis no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Trata-se do futuro centro administrativo, um local que agregaria todos os setores da prefeitura e que hoje estão espalhados pela cidade. Os moradores reagem à idéia, indignados com o impacto ambiental e visual que a obra pode trazer.

Ontem à tarde, integrantes da Associação Amigos do Parque da Luz foram até o Ministério Público pedir apoio. O local escolhido é vizinho a dois prédios em construção.

– Não se pode permitir que o poder público, que tem a obrigação de preservar o meio ambiente, venha derrubar árvores frutíferas plantadas nos últimos anos e ainda impedir que o visual da baía e da Ponte Hercílio Luz deixe de ser explorado – defende Fernando Coelho Correa, que teve a questão do impacto visual da área como tema de seu trabalho de conclusão do curso de Direito.

Para o advogado Aryam Balbinotti, assessor da associação, é necessário aprofundar o aspecto legal que levou ao tombamento da área verde.

Lúcio Dias da Silva é consultor-geral e fundador da associação:

– Sabemos que muita coisa ainda precisa ser feita, mas ali existe um horto florestal. É necessário pensar também no impacto que o tráfego de veículos trará para a área.

A vereadora Angela Albino (PC do B) acredita que o projeto deve ser discutido com a comunidade. No dia 28 deste mês, às 14h, será realizada audiência pública para tratar do assunto na Câmara dos Vereadores. Para o promotor de Justiça Alexandre Herculano Abreu, é necessário montar uma estratégia de convencimento de que há outras áreas disponíveis.
(Ângela Bastos, DC, 13/06/2006)