Plano Diretor: agora vai?

Plano Diretor: agora vai?

Da coluna de Carlos Damião (Carlos Damião, 26/01/2010)

O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) está chamando a população para participar da segunda oficina do Plano Diretor Participativo, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de fevereiro.

O Plano Diretor da Capital é assim mesmo: de vez em quando aparece uma notícia dando conta de que as coisas estão caminhando. Estranho, mesmo, é que o documento deveria estar pronto em 2006, conforme estipulou o Estatuto da Cidade, e continua nessa marola interminável.

A verdade é que houve sérios problemas nas etapas iniciais, por conta de questões mal-encaminhadas pelo próprio IPUF.

Uma fonte da prefeitura ouvida pela coluna na semana passada informou que “agora vamos para a etapa técnica”, querendo dizer, evidentemente, que esta é a parte final. A mesma fonte garante que a proposta do novo Plano Diretor estará ainda no primeiro semestre (de 2010!) na Câmara de Vereadores, que é a instância definitiva para aprovação do documento.

O que se espera é que isso aconteça de fato, para que a cidade consiga estabelecer as regras essenciais ao seu desenvolvimento. Do jeito que está, Florianópolis vai se desmontando dia a dia, perdendo o que tem de melhor, que é a qualidade de vida.