21 nov Limpeza dos Mares retira 2.7 toneladas de lixo da Beira-mar de São José
Último município que faltava na Grande Florianópolis, São José recebeu uma ação inédita do projeto idealizado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR). Pela primeira vez o Limpeza dos Mares ocorreu às margens de uma avenida à Beira-mar. Foram momentos juntos a uma grande quantidade de pessoas caminhando, contemplando e fazendo esportes na Beira-mar de São José. E a realidade do local não foi diferente das demais onde a ação já percorreu -o destaque comum é a falta de conscientização, devido à quantidade de resíduos encontrada.
Próximo aos locais dos chamados mirantes, de frente para o mar, acabou-se encontrando uma quantidade enorme de bitucas de cigarro, garrafas de vidro e uma diversidade impressionante de micro plásticos. São resíduos de todos os tipos: hastes de cotonetes e pirulitos, copos plásticos, tampas e garrafas, sacolas e sacos, roupas íntimas, bombonas de óleo, canudos, sapatos, restos de pipa em um numero impressionante, quadros, vários tipos de embalagens de isopor, peças de motor, papelão, e vidros , entre outros.
A ação aconteceu também no mangue situado do outro lado da avenida e lá não foi diferente. No mar, embarcações com mergulhadores tentaram retirar o lixo do fundo das águas, mas com o vento, zero visibilidade e água imprópria, foi difícil, mas ainda assim foram resgatados alguns resíduos, como boias abandonadas, tecidos e outros.
Ao final foram mais 2,7 toneladas retiradas e com devido correto. O projeto chegou a sua penúltima etapa deste ano, em sua décima temporada, contabilizando 162,6 toneladas de lixo retirados.
(Confira a matéria completa em DeOlhoNaIlha, 20/11/2023)