09 nov Novo voo para os Estados Unidos consolida Florianópolis em forte rota econômica
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 09/11/2023)
Começa a operar nesta quinta-feira (9), no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, um novo voo de Florianópolis para os Estados Unidos com o voo no transporte de cargas. A ligação será feita pela Avianca, companhia aérea colombiana. O voo semanal para Miami será o terceiro do terminal da Capital catarinense para os EUA. Outras ligações também são feitas todas as semanas pela Latam, com Miami como destino. A operação deve adicionar uma capacidade de 3.640 toneladas por ano às atuais 5.400 toneladas movimentadas pela Latam Cargo. Com isso, o Floripa Airport Cargo chegará a quase 10 mil toneladas de capacidade por ano na rota Estados Unidos, o que representa um aumento de 66%.
Em fevereiro de 2024, segundo a Floripa Airport, a nova rota da Avianca atenderá também o mercado de exportação, algo inédito no terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Assim, produtos de Santa Catarina – desde perecíveis, como alimentos, até industrializados – que antes precisavam ir por via terrestre até São Paulo para só então seguirem para América do Norte e Europa, sairão direto do aeroporto, de acordo com a concessionária.
Entre os principais produtos importados atualmente pelo terminal da Capital estão eletrônicos, insumos farmacêuticos, hospitalares e têxteis. Segundo dados da Floripa Airport, o setor de cargas do aeroporto movimentou 26% a mais de importação do que no mesmo período do ano passado.
Com o crescimento, o terminal de cargas está sendo ampliado. O projeto prevê a construção de duas novas áreas no local, com investimento de cerca de R$ 7 milhões para triplicar a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense.