18 jan Floram volta a demolir imóveis irregulares em Florianópolis
Pelo menos três edificações estariam ilegais na Praia da Armação do Pantâno do Sul
Equipe da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) começou a demolir, na manhã desta segunda-feira, quatro edificações construídas em uma Área de Preservação Permanente (APP) na Praia da Armação do Pântano do Sul, no Sul da Ilha de Santa Catarina.
De acordo com o chefe de fiscalização Marcelo Ferreira, a ordem de demolição foi determinada em uma ação civil-pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em 1997 contra a proprietária do terreno — ano em que foram identificadas as construções irregulares na área, que faz parte do Parque Municipal da Lagoa do Peri.
Três chalés geminados e uma quarta residência foram erguidos de forma irregular num mesmo terreno, entre a faixa de areia da praia e a SC-406.
Pelo menos nove pessoas trabalham na destruição das edificações. Uma retroescavadeira é utilizada para remoção dos escombros. Após a demolição, a área degradada será recuperada por meio de um plano técnico.
Ferreira ressalta que a proprietária dos imóveis recebeu aviso da decisão da Justiça ainda em 2008 e desocupou a área nos últimos dias.
Saiba mais
Demolições da Floram nos últimos anos na Capital
— 2010: 2 demolições (até 17/01/2009)
— 2009: 17 demolições
— 2007/2008: 7 demolições
— 2005: 1 demolição
Fonte: Floram
(DC, 18/01/2010)