01 nov 6 dos 10 projetos da APIs deste ano foram encaminhados pela CDL Florianópolis
Desde 2020, a CDL Florianópolis, por meio do CDL Tech Coworking, é um Arranjo Promotor de Inovação (API) de Inovação e Economia Criativa. De lá para cá, a Entidade tem apresentado diversos projetos a Prefeitura Municipal (PMF), que decolam no mercado das startups. Para fechar o ciclo de 2023, na última quinta-feira, 26, foi entregue pela PMF as cartas de captação do Programa de Incentivo a Inovação (PII). Dos 10 projetos aprovados, seis foram encaminhados pela CDL Florianópolis.
Neste ano, ocorre a consolidação do programa com 40 projetos propostos, sendo 13 projetos chegaram na etapa final de avaliação e 10 projetos foram aprovados, contabilizando o valor de R$1.595.276,69, considerado o maior da história.
Dos 10 projetos aprovados, seis são de startups encaminhadas pela CDL Florianópolis que assinaram o contrato com a PMF e receberam a carta de captação, sendo eles: SanApp: o robô Bizu de saneamento; Mercado Novva: 1º Marketplace lixo zero; Control: Robô de conciliação financeira; Search IA: Inteligência artificial para delimitar a viabilidade de uma marca ser registrada no INPI; Fiscalize IO: é a aplicação de alerta baseada em dados de satélite e reconhecimento de padrões (usando IA), que notificará a prefeitura quanto a construção de obras irregulares e desmatamentos no município e Rede de Monitoramento de Ar: que auxilia no monitoramento de ar conforme requisitos da ONU.
O objetivo da ação é conceder crédito e incentivo fiscal a pessoas físicas e jurídicas que estejam em dia com suas obrigações municipais, e permitindo que projetos inovadores recebam até 20% do Imposto sobre Serviço (ISSQN) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) desses incentivadores.
Os projetos passam por uma banca avaliadora voluntária e após aprovados pelo Comitê Gestor recebem uma Carta de Autorização do PII com 2 anos de validade, podendo captar recursos que correspondam a até 50% do faturamento anual estabelecido para microempresas.
Podem participar os cidadãos residentes e domiciliados em Florianópolis, que queiram estabelecer no Município um empreendimento inovador de interesse público, ou microempreendedores individuais, microempresas ou pequenas empresas com sede em Florianópolis e integrante de API credenciado, que vise desenvolver ou aprimorar um serviço, sistema ou produto inovador.
(CDL, 30/10/2023)