01 nov Programa Alô Saúde chega aos turistas
Eleita a cidade mais competitiva, inovadora e inteligente do Estado, Florianópolis lançou nesta semana uma iniciativa inédita no país. O programa Alô Saúde Floripa, que já vinha beneficiando os moradores, agora se estende para atender também os turistas que escolhem a capital catarinense como destino. O prefeito Topázio Neto (PSD) anunciou a novidade como uma “inovação única no Brasil inteiro”.
Criado para atender a população local, com o objetivo de evitar a lotação das Unidades de Saúde na Capital e garantir um atendimento ágil e eficiente, o programa de telemedicina com teleconsultas pelo celular pode ser acessado pelos turistas pelo número 0800 333 3233. Eles terão um cadastro específico na plataforma, o que permite que tenham atendimento médico quando necessário, sem precisar se deslocar para postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Reforços
Para dar conta do aumento da demanda, as equipes dos Centros de Saúde e UPAs receberão reforços durante a temporada de verão, e os horários de atendimento serão ampliados, indo até às 22 horas e incluindo os finais de semana. A Secretaria Municipal de Saúde também intensificará o monitoramento e o controle das doenças mais frequentes no verão, como a dengue.
O prefeito Topázio Neto destacou a importância dessa inovação. “Na nossa Operação Verão a gente tem essa novidade este ano que eu digo que é única no Brasil. Com o programa Alô Saúde nós já oferecemos ao cidadão de Florianópolis a possibilidade da telemedicina com teleconsultas no celular. Então, qualquer cidadão que mora em Florianópolis, hoje, pode ligar no número 0800. Ele não paga nada pela ligação. Ele é atendido numa central de atendimento com enfermeiras e, se houver necessidade de uma consulta médica, ele faz a consulta com o médico diretamente no celular dele e pode receber pelo próprio celular a receita para compra de remédio. A novidade é que para este ano o turista que vier para Florianópolis durante a temporada de verão, também vai poder acessar esse serviço na cidade gratuitamente.”
Conforme o prefeito, essa inovação não apenas aumenta a eficiência do sistema de saúde local, mas também oferece mais comodidade e segurança para aqueles que visitam a cidade durante a estação mais quente do ano.
Integração
Quanto ao fato de Florianópolis se destacar em diversos rankings nacionais de competitividade e inovação, o prefeito ressaltou que Florianópolis se caracteriza por ter uma facilidade de integração muito grande entre o governo municipal, o setor privado e a sociedade civil organizada. “A gente vem há muitos anos desenvolvendo o que nós chamamos de ecossistema. E esse ecossistema, nós estamos sempre discutindo, achando novas formas de fazer a cidade mais fácil para quem vem para cá para empreender e para gerar emprego”, revelou Topázio.
Essa sinergia resultou em diversas premiações, incluindo o título de “cidade mais inteligente do Brasil,” a capital mais inovadora e a capital com a maior qualidade de vida para pessoas mais idosas.
(RCN, 31/10/2023)