11 out Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC recebe mostra de cerâmica ‘Poesia das Mãos’
O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, está com a exposição de cerâmica Poesia das Mãos aberta até 24 de novembro, de segunda a sexta-feira , das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A mostra foi produzida por alunos da Escola Olaria Beiramar, do município de São José, na Grande Florianópolis, e está localizada no NEA, ao lado do Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE). As técnicas utilizadas na confecção dos objetos da exposição se baseiam nas mesmas utilizadas pelos povos originários que habitavam o Brasil.
A Escola Olaria Beiramar São José faz uso do rolinho, acordelado e fiada. Antes da queima da peça, o processo consiste em fazer rolinhos de massa sobrepostos para confeccionar as paredes e, também, roletes em espiral para fazer o fundo. Para o acabamento, se utiliza de pequenas pedras lisas para brunir, deixando-as alisadas. No final a peça é queimada entre 800 °C e 1000 °C, com a temperatura subindo lentamente.
A tradição ceramista em Santa Catarina e nas demais regiões das Américas é anterior à chegada de outros povos de origem europeia e oriental. Com a chegada dos portugueses, se usou da argila presente no território para a construção de casas, confecção de objetos e utensílios de usos diários.
Serviço
Exposição de cerâmica Poesia das Mãos
Quando: até 24/11/2023 | de segunda a sexta-feira | 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Onde: Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) | ao lado do Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE).
Quanto: visitação pública e gratuita
Informações: nea.ufsc.br | 48 3721-8605
(UFSC, 10/10/2023)