06 out Nova ETE dos Ingleses vai ajudar na despoluição do rio Capivari
O grande beneficiado com a nova Estação de Tratamento de Esgoto nos Ingleses, em Florianópolis, será o rio Capivari. Isso porque a estação, a ser inaugurada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) neste mês, vai devolver ao rio um efluente tratado com 98% de pureza. O efluente vai ajudar na despoluição da água que corre para as praias do Ingleses e do Santinho.
A iniciativa é especialmente bem-vinda para impedir cenas como as vistas em janeiro deste ano, quando a praia dos Ingleses foi considerada imprópria para banho em cinco dos seis pontos analisados. Um deles era exatamente o ponto 27, onde deságua o rio. Para mudar essa história, o efluente com alta pureza será combinado à fiscalização para impedir o descarte de esgoto irregular de residências, restaurantes, hotéis e imobiliárias. Outros importantes aliados na despoluição são os serviços de drenagem e desassoreamento, feitos pela Prefeitura de Florianópolis. Com isso, a CASAN espera garantir a qualidade do balneário e a saúde dos turistas durante o próximo verão.
Para combater as ligações irregulares, a Companhia também promove em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e a ECHOA Engenharia o programa Trato Pelo Capivari. O Trato realiza inspeções sanitárias periódicas e atividades de conscientização ambiental no bairro dos Ingleses. Ao todo, o Trato já inspecionou 9411 imóveis e já impediu mais de 1 bilhão de litros de esgoto de serem despejados no rio desde o início das atividades em 2019.
A ETE Ingleses também deve beneficiar 42 mil moradores e aumentar em 5% a cobertura de esgoto da capital. O valor investido na obra supera os R$ 132 milhões, com recurso de parceria da CASAN com a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA). A nova estação vai tratar o esgoto que virá por 68,6 km de rede coletora instalada, o que atende às áreas do centro de Ingleses e da praia do Santinho.
(Confira a matéria completa em Casan, 05/10/2023)