21 set Blitz Sanear refaz lacre violado em tubulação e autua responsáveis na Capital
A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, precisou refazer um novo lacre de tubulação irregular no bairro Córrego Grande. A rua Berlim, já vistoriada pela equipe em 2023, entrou novamente no roteiro de fiscalizações, a fim de averiguar as condições de saneamento do restante da via.
Durante as atividades, a equipe percebeu o rompimento de um lacre feito anteriormente, uma vez que o cano voltou a apresentar gotejos de esgoto em bueiro. O bloqueio foi refeito enquanto a Floram, órgão integrante da Blitz, lavrou autuação ao morador responsável pelo descarte irregular.
No mesmo endereço, outros três canos foram bloqueados. Na residência vizinha à primeira fiscalizada, foi identificada tubulação com vazão contínua na boca de lobo, localizada em frente ao imóvel. Testes de corante foram aplicados nos pontos hidráulicos da moradia suspeita, no entanto, tiveram resultado inconclusivo. Ainda assim, o cano foi fechado com espuma de poliuretano, cessando o vazamento.
Outros dois imóveis estavam no roteiro de vistorias durante a terça-feira (12). Na terceira residência, não havia responsáveis presentes pela edificação durante a ação, contudo, uma nova tubulação apresentou vazão contínua em bueiro localizado em frente à casa. Sem a presença dos moradores, o que impossibilitou a aplicação dos testes de corante, a equipe técnica optou pela execução do lacre. O último bloqueio foi realizado em nova casa vistoriada, após ficar comprovada ligação de esgoto em rede inoperante da rua. Desta vez, o lacre foi aplicado na caixa de inspeção da edificação.
Na parte da tarde, a Blitz Sanear ainda esteve na rua Prof. Marcos Cardoso Filho, após receber denúncias de esgoto a céu aberto acumulando no passeio público. Um imóvel foi inspecionado e recebeu aplicação dos testes de corante, que comprovaram contribuição da pia de cozinha do imóvel diretamente na calçada. A Vigilância Sanitária Municipal lavrou autuação à família responsável.
Canal de denúncias
A Prefeitura de Florianópolis possui meios de comunicação gratuitos para a realização de inspeções domiciliares ou denúncias contra crimes ambientais e de saúde relacionados ao descarte irregular de esgoto. O principal canal para registrar queixa à Ouvidoria é o número de WhatsApp (48) 8482-9617. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A Blitz Sanear é um programa executado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.
(PMF, 20/09/2023)