05 set De costas para o mar, Florianópolis tenta solução puxadinho para transatlânticos em Jurerê Internacional
Florianópolis terá mais uma temporada (2024) de verão sem uma estrutura definitiva para receber transatlânticos, ficando fora da rota já existente em Itajaí, Porto Belo e Balneário Camboriú. É uma vergonha.
A capital de costas para o mar busca, entretanto, uma solução temporária. Segundo disse o secretário de Turismo da capital, Ed Pereira, na última sexta-feira (1) no Conversas Cruzadas da CBN Floripa, a prefeitura busca a instalação de uma plataforma flutuante que ficaria a 3,2 Km (duas milhas) da praia em Jurerê Internacional. O equipamento tem 18 metros de comprimento e custaria cerca de R$ 500 mil durante o período de janeiro a março de 2024.
Ed Pereira disse que a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) autorizou a instalação durante esse período e que duas operadoras de transatlânticos têm o interesse de colocar a Ilha de Santa Catarina como destino.
É louvável a iniciativa da prefeitura de Florianópolis em buscar uma alternativa, mesmo que provisória, uma espécie de “solução puxadinho”. O ideal, entretanto, é termos uma estrutura permanente capaz de receber as grandes embarcações.
Ouça o programa: