Florianópolis assume primeiro lugar no ranking de competitividade entre municípios do Brasil

Florianópolis assume primeiro lugar no ranking de competitividade entre municípios do Brasil

Pela primeira vez, Florianópolis assumiu a primeira posição geral no Ranking de Competitividade de Municípios, o qual analisa cidades por meio de dimensões relacionadas a instituições e à socioeconomia com o objetivo de amparar a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública. No ranking entre os estados, Santa Catarina ocupa a segunda colocação pelo sétimo ano consecutivo, ficando atrás apenas de São Paulo.

Entre 410 municípios analisados em todo o país pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall, 17 são catarinenses. Florianópolis ultrapassou a cidade de Barueri, que liderava o ranking geral na última edição. De acordo com o relatório da iniciativa, a capital conquistou avanços na dimensão social e se manteve como a melhor cidade do país no aspecto econômico. Entre os pilares relacionados à economia, Floripa é a primeira colocada quando se refere ao capital humano e a terceira em inovação e dinamismo econômico.

A edição de 2023 do ranking ainda destaca outros municípios catarinenses em comparação com todo o país. Na dimensão institucional, Balneário Camboriú ocupa o segundo lugar ao se analisar os pilares de sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. Neste último pilar, a cidade de Navegantes é a quarta colocada, com avanços significativos no indicador de tempo para abertura de empresas.

Na dimensão social, o pilar de qualidade da saúde é liderado por Florianópolis e Balneário Camboriú. A cidade do litoral norte catarinense também se destaca em saneamento, sendo a terceira colocada nesse aspecto.

Quanto à economia, os municípios de São José e Itajaí estão entre as quatro melhores cidades do país em inserção econômica, com ótimo desempenho no indicador de formalidade no mercado de trabalho. Além disso, como um importante parâmetro para a sociedade e o funcionamento de empresas, o ranking também analisou a infraestrutura de telecomunicações, em que Balneário Camboriú é a quinta colocada com relevante acesso a telefonia móvel e banda-larga.

No Ranking de Competitividade dos Estados, além da segunda colocação, Santa Catarina está no pódio com a 1ª colocação nos pilares de capital humano, segurança pública e sustentabilidade social, e a 3ª colocação nos de eficiência da máquina pública, infraestrutura e inovação.

Para saber mais sobre os Rankings de Competitividade dos Estados e Municípios, clique aqui.

Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.

(ACATE, 30/08/2023)